Surra de Lúpulo

Bebidas brasileiras: cachaça, terroir, madeiras e fermentados do Brasil

Ep. 331 · outubro 15, 2026 · com Isadora Fornari
Ouça também em: Spotify ↗ YouTube ↗

Sobre o episódio

O que faz uma bebida ser brasileira? É preciso usar um ingrediente nativo ou nascer de uma tradição exclusivamente nacional? Ou a identidade também está nas misturas e na criatividade de quem produz aqui?


No episódio 331 do Surra de Lúpulo, Ludmyla Almeida recebe Isadora Fornari, pesquisadora e especialista em bebidas brasileiras, para conversar sobre cachaça, madeiras, terroir e fermentados de frutas. Jurada do Spirits Selection do Concours Mondial de Bruxelles, Isadora trabalha com pesquisa, consultoria e desenvolvimento de produtos.

MAS ANTES, CONHEÇA E APOIE QUEM APOIA O SURRA:

🍺 Cervejaria Stannis – Grande parceira oferece desconto para os nossos ouvintes! Use o cupom SDL12 e ganhe 12% de desconto em todo site.

🌎 O Passaporte Cervejeiro é especialista em viagens cervejeiras para Bélgica, Alemanha e República Tcheca. Eles cuidam de toda a logística para que você só precise se preocupar em aproveitar a experiência. Acesse o grupo de whatsapp para mais informações.

A Pint Network transforma conhecimento sobre quem produz, vende e consome bebidas em conteúdo, pesquisa e inteligência de mercado. Quer entender melhor o público que sua marca quer alcançar? Fale com a gente: contato@pint.network.

A cachaça como uma forma de conhecer o país

Isadora começou na publicidade e diz que não trocou de carreira: “só apliquei a publicidade de uma forma diferente”. Hoje usa posicionamento e construção de marca para bares, restaurantes e bebidas.

Bebidas Brasileiras

A cachaça foi a porta de entrada. Havia a relação familiar, já que o pai sempre gostou da bebida, e havia o encanto com os aromas ligados às madeiras. Mas o que a prendeu foi outra coisa: “[a cachaça] é um veículo que explica o Brasil de uma forma muito clara”. O paradoxo, para ela, é que o brasileiro rejeita o seu principal destilado sem conhecê-lo.

Parte dessa rejeição vem da forma de beber. Em destilado, o ideal é fazer o oposto do que se faz com vinho ou cerveja: sem oxigenar, em goles pequenos, com o líquido o mínimo possível em contato com o ar. Uma pedra de gelo só, ou um pouco de água, baixa a percepção alcoólica e deixa a cachaça ganhar camadas aos poucos. Se a bebida arde, avisa Isadora, “pode ser que tenha sido mal feita ou que você tenha bebido errado”.

Afinal, o que são bebidas brasileiras?

Para Isadora, limitar a definição aos ingredientes nativos reduziria demais um país feito de mistura. A própria cachaça é exemplo: a cana, lembra ela, não é daqui, e a destilação chegou com os europeus. O abacaxi é nosso, mas a manga e a banana vieram de fora. “A gente faz uma grande salada de fruta”, resume.


Por isso ela prefere uma definição simples: “O que é do Brasil é o que é produzido aqui. É o que é fruto da nossa criatividade e das nossas misturas.” A identidade estaria na capacidade de absorver referências e transformá-las.

Isso explica também por que não existe uma bebida que represente o país sozinha. “A gente é diverso demais pra caber numa gaveta”, diz Isadora.

Madeiras brasileiras e uma identidade dentro do barril



Quando se fala em envelhecer bebida, o carvalho surge como padrão, mas Isadora lembra que as madeiras brasileiras entregam perfis bem diferentes. A amburana pode trazer canela, mel e castanha, e com mais idade até um fundo de louro. O jequitibá, sua madeira favorita, tem notas amendoadas e de flor branca e, em envelhecimentos longos e cuidadosos, chega ao chocolate branco. Com descuido, passa do ponto e amarga.

A madeira também carrega território. No tempo das entradas em busca de ouro, farinha, carne seca e cachaça viajavam em barris feitos com a madeira disponível em cada região, no lombo de burro, sob calor e umidade. Daí vem a tradição: na faixa costeira, cachaças brancas; no interior, as envelhecidas. Em Salinas, conta ela, ainda há quem diga que cachaça que não passa por bálsamo “não é cachaça”. Para Isadora, é a história “se traduzindo num resultado sensorial”.

Falta, porém, pesquisa feita aqui. Segundo ela, a França tem mais estudos sobre as madeiras brasileiras do que o próprio Brasil.

Terroir também é gente

Terroir costuma ser explicado pela influência do solo, clima, chuva e sol sobre determinadas matérias primas, chegando ao produto. Isadora acrescenta o que falta nessa lista: “pessoas, porque a pessoa é a que detém a cultura, a tradição e o modo de executar aquilo”.

Na cachaça, o modo de fazer aparece até nos detalhes. Há regiões que usam farelo de arroz no processo, outras farelo de milho, e cada escolha deixa um aroma diferente. No Sul, a cachaça tende a ser menos picante e menos alcoólica, mais amadeirada e com um doce de madeira, marcado pela história de misturas da região. No Nordeste, é mais potente, mais branca, mais picante. Levar um produtor do Sul para o Nordeste não muda isso — ele reproduz o que aprendeu, e o resultado sai diferente do local.

Num país continental e misturado, o terroir se multiplica. Para Isadora, é onde “a gente consegue contar nossa história através de um sabor”.

Jabuticaba, caju e uma nova geração de fermentados

Isadora, que cria assinaturas sensoriais para bares e restaurantes, queria uma bebida que levasse as frutas abundantes e extremamente sasonais para o drinks o ano todo. Passou tempo provocando produtores a fazer um vermute com base de cachaça e jabuticaba, e ninguém fez. Então fez ela mesma.


Dessa inquietação nasceu, por exemplo, o VF, um vermute seco de jabuticaba criado com Maurício Maia. Posteriormente, sua aproximação com a Companhia dos Fermentados ampliou o trabalho com vermutes e borbulhantes produzidos a partir de ingredientes como caju, cacau e outras frutas.

Lá fora, o interesse existe. No Concours Mondial de Bruxelles, os produtos brasileiros que ela leva são os primeiros a acabar na mesa de confraternização. O borbulhante de cacau e o vermute de caju, pelo “amargor solar”, impressionaram. Para Isadora, é como abrir “uma nova galáxia sensorial” para estrangeiros — inédita, mas simpática.

Escolher o Brasil

Para Isadora, o maior desafio talvez não seja convencer o mundo de que o Brasil faz bebidas interessantes, e sim convencer os próprios brasileiros. Ela vê no consumo uma escolha com efeito econômico e cultural. Comprar nacional sustenta cadeias inteiras, como a do caju que sobra da produção da castanha e vira um borbulhante natural, e mantém vivos produtores e ingredientes que poderiam sumir sem mercado. Reconhece que o artesanal não compete em preço com o volume industrial, mas defende que ele devolve qualidade e uma cadeia mais justa.

Aos ouvintes, deixa um desejo para daqui a dez anos: que borbulhantes e vermutes brasileiros sejam assumidos aqui dentro, “mais do que reconhecimento lá fora”. E lembra que a lista é maior, de kombucha a bebidas sem álcool feitas com ingredientes nacionais.

A provocação final vem em forma de pergunta, para fazer antes de dormir: quantas vezes você escolheu o Brasil hoje?



Ouça o episódio completo
Esse post é só um recorte da conversa. Pra pegar todos os detalhes, os causos e a química entre os convidados do Surra de Lúpulo, o episódio completo está no Spotify, no YouTube ou no seu agregador de áudio favorito.

Gostou? Compartilha com alguém que também ia curtir esse papo.

Continue ouvindo

Episódios relacionados

Ep. 321 agosto 6, 2026 · com Bia Amorim, Aline Smanioto

Na Língua: a zine que quer mudar como o Brasil pensa sobre bebidas

Na Língua, zine da BeberÚ, propõe novos olhares sobre bebidas brasileiras, memória, território e a pluralidade dos Brasis no copo.

Veja post completo →
junho 19, 2024 · com Diego Simão, Bia Amorim, André Junqueira, Anderson Olarte Carpio, Carla Cisneros Zuniga

O futuro da Cerveja Selvagem no Brasil e América do Sul | ES – T2E14

Para encerrar esta temporada de Encontros Selvagens, vamos explorar o futuro da cerveja selvagem no Brasil e na América do Sul. Confira a mesa redonda mediada por Diego Simão (Cozalinda), com a participação de André Junqueira (Morada Cia Etílica), Anderson Olarte Carpio (Perú) e Carla Cisneros Zuniga (Perú). Ouça na íntegra:   Sobre o programa e […]

Veja post completo →
Ep. 232 setembro 26, 2024 · com Patrícia Brentzel

O que o vinho natural pode ensinar a cerveja artesanal | SdL #232

No episódio 232 do Surra de Lúpulo, vamos explorar como o vinho natural pode abrir portas para a cerveja artesanal especial nos espaços gastronômicos. Para enriquecer essa conversa, convidamos a sommelière e empresária Patrícia Brentzel, que compartilhou suas valiosas experiências. Quem sabe, juntos, podemos traçar um caminho promissor para a cerveja nesse universo! Ouça o […]

Veja post completo →